quarta-feira, agosto 16, 2006

Saudades

Pois bem amiguinhos após ter mudado de hemisfério e me transferido para Maputo, só consigo sentir saudades de três coisas que deixei para traz, a minha mãe (sim, sim eu sou uma menina da mamã), os meus amigos e Portugal, vendo bem sinto saudades de tudo.
Da minha mãe por todas as razões óbvias sempre vivi só com ela e apesar de por vezes ser dura comigo, nunca deixou de me apoiar para eu fazer aquilo que queria e alcançar os meus sonhos, mesmo quando isso me levou a fazer teste para a Escola Superior de Policia, à Força Aérea, a Nav ou mesmo a fazer mergulho, escalada ou sky diving, tudo coisas que ela odeia. (Sabem a minha mãe sempre quis ter uma menina para a transformar numa bonequinha e ao contrário daquilo que estava à espera saiu lhe uma que anda sempre metida em aventuras e quanto mais esquisitas MELHOR, acontece mãezinha!!!)
Dos meus amigos, especialmente de quatro meninas, que sempre me acompanharam durante os meus últimos anos tendo-se tornado as minhas melhores amigas: a Ana Filipa (13 anos), Ana Maria (21 anos), Marisa (7 anos) e Inês (10 anos). [O que está entre parênteses não é a idade delas mas sim o número de anos à que já nos conhecemos]
Quatro pessoas completamente diferentes mas que se aproximam de mim através dos vários aspectos da minha personalidade.
E Nacionalista como sou não podia deixar de sentir saudades de PORTUGAL, e dentro de Portugal sinto saudades em particular de duas cidades e uma vila, já que cresci entre as três, Queluz o sítio onde nasci, Sintra património mundial e sede de conselho, e por fim Lisboa capital de distrito e de Portugal.

Lisboa é a minha cidade de eleição, quem a conhece e a sua história não pode deixar de sentir um orgulho enorme por lá ter nascido, crescido, estudado, curtido, sofrido, chorado, mais profundo que o amor que nos pode ligar a alguém está o amor que nos liga ao sítio onde nascemos (se viram o E TUDO O VENTO LEVOU vão ver que a Scarlett O’hara concorda comigo, ou concordo eu com ela já que ela é mais velha).
De acordo com a mitologia Lisboa teria sido criada por Ulisses numa das suas viagens. Mas optando pela realidade e não pela mitologia foi criada pelo Fenícios no ano de 1200 a.C., ou seja, já tem 3206 anos o que a faz uma das cidades mais velhas da Europa (claro que nessa altura não se chamava Lisboa, mas este período não deixa de fazer parte da história).
Para além dos Fenícios por lá passaram Iberos, Celtas, Gregos, Romanos, Árabes (acho que eram de Marrocos, LOL) e por fim os Portugueses.
De entre os seus monumentos destacam-se o Castelo de São Jorge, a Sé, o Elevador de Santa Justa, elaborado por Mesnier du Ponsard discípulo de Eiffel, o Convento do Carmo, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém … e tantos outros (este parágrafo parece saído de um guia turístico!?!).
Uma coisa é certa por mais anos que passem nunca esquecerei as luzes da cidade vistas do alto do Castelo de São Jorge, nem o som do Fado que saía de qualquer restaurante típico da região.




Sintra outra cidade que sempre fez parte da minha vida está rodeada de mistérios e encantos, cidade de palácios e castelos, ligada aos templários e à maçonaria, cada edifício parece saído de um conto de fadas.
Cheia de misticismo o que sentimos nesta “vila” património da humanidade não pode ser comparado àquilo que se sente em alguma outra parte do mundo.



E por fim Queluz, cidade que para além do palácio onde viveu D. Pedro e a rainha D. Amélia não tem nada para ver mas é onde fica a minha casa, é onde estão os meu amigos e a minha mãe, pelo que de todas as cidades, é o chegar a esta estação de comboios que me traz mais saudades.

Sem comentários: