

Chonguissa significa em Shangana (dialecto de Gaza - uma das provincias de Moçambique)"pôr bonito" e é o nome da familia que me acolheu cá e como eu os acho a todos Lindos, Maravilhosos decidi dar o nome deles ao Blog a bem ou a mal também me chamam de tia por isso concidero me da familia e acho me no direito de usar o nomes deles. (Bem confesso que primeiro pedi autorização para usar o nome deles porque sou uma menina muito bem comportada). Beijos e abraços a todos os meus amiguitos. :)
No sábado passado deu-se em Maputo o evento desportivo do ano, senão do século, o Open Maputo, do qual a Navique foi um dos patrocinadores.
Para nos representar tínhamos uma equipa de golf, formada por um dos administradores, mas não foi aí que se deu a verdadeira diversão, foi junto do pessoal que estava a promover a Navique junto ao buraco nº4 (o nosso…), aí aconteceu de tudo um pouco…
Bem foi um sábado muito bem passado ri-me imenso e deu para me divertir com os meus colegas.
Equipa da Navique (t-shirt azul escura) e pessoal de apoio (t-shirt branca) no buraco nº4.
Esta foi a primeira vinha que visitamos tinha um vinho tinto fantástico, comprei uma garrafa para dar á minha tia, e agora já me arrependi devia ter comprado mais. Sniff sniff.
Esta foi a segunda umas vinhas onde produziam um espumante, fiquei com imensa curiosidade para experimentar o tinto, mas estávamos com pressa, não comprei a garrafa.
Esta é a entrada em Robben Island, a ilha por dentro tem tudo, afinal os guardas vivam lá achei um espectáculo.
Estes canhões foram idealizados para defender a Africa do Sul dos ataque japoneses durante a segunda guerra mundial mas curiosamente só ficaram concluídos em 1947, e eu a pensar que só em Portugal é que coisas destas aconteciam, afinal nos países civilizados também... LOL
Esta é a cela onde o Sr. Nelson Mandela esteve preso, pensei que ao vivo a emoção fosse maior, as celas comunitárias fizeram me muito mais impressão.
Bem depois disto no dia seguinte demos uma volta pela cidade e voltámos para casa.
Esta foi a primeira, um desvio de alguns metros e um belíssimo pequeno-almoço tostas de queijo e um chá verde perfeito. (Por acaso o chá era de menta mas só reparei depois de ter posto na chávena nada feito, mas estava bom na mesma) Apanhamos um solinho e lá nos fizemos nós à viagem porque ainda faltavam muitos quilómetros para o destino final.
Esta foto foi tirada a caminho do Cabo da Boa Esperança já no troço que se faz a pé, acho que eu e a Carla aqui tínhamos parado á procura do Adamastor, mas como não o encontramos (o gajo tava bem escondido, deve ter ficado tímido com tantos turistas... LOL) ficamos a ver a praia no fundo da falésia, areia branca e mar azul...
Aqui paramos para ver os Pinguins africanos perto do Simon's Town e claro que não podia de deixar de tirar uma foto com o primeiro carro que conduzi a sério em África, meu companheiro por quase 200 quilómetros.
Este é um dos belos espécimes do pinguins africanos achei lhe particularmente piada porque o chamamos e o gajo olhou para cima como se tivesse a pousar para uma foto, super foto.
Esta espécie tem uma particularidade comparada com a dos pinguins do árctico tem quase metade do tamanho, parecem peluches animados. Muito fofos!!!
Esta foto foi tirada pelo Mr. Fred no hostel à noite tavamos a descansar á janela, a foto ficou com uns efeitos estranhos mas até está gira.
Brigada Fred...
Depois de arrumar as coisitas lá foi a malta passear, o primeiro ponto de paragem foi Table Mountain, vocês não imaginam o quão bonita é a vista lá de cima, ou se calhar até imaginam... (Esta foi a primeira foto de grupo e se me lembro bem só tiramos mais uma.)
A seguir a Tabel Mountain fomos para o Waterfront um conhecido centro comercial, pois é comprinhas, já sabem como é, eu sou consumista... Mas a zona é muito gira e digo-vos já que jantamos num restaurante fantástico (eu adoro comer, outra coisa que não é novidade para ninguém) e o mais engraçado foi que tinha dois empregados que falavam português um Moçambicano e um Angolano, muito simpáticos os dois.
Esta última foto é dedicada á minha amiga Filipa
Fomos lanchar eu, ela e a Carla mas como era o dia de anos da Filipa a Carla lembrou se de pedir ao empregado uma rosa, ele fez ainda melhor, trouxe duas rosas e um muffin com uma vela, amamos a hospitalidade e a simpatia...
in Diário de Notícias, 05/09/06